05/09/2011

Ação ou reação?

Hoje o Grupo Descolando Ideias organizou uma tarde de brincadeiras com as crianças da comunidade da Alvorada. Estivemos ao lado da Estação do Itararé (Alvorada) realizando atividades com a criançada que estava no local. 
Finalizada a atividade da tarde, juntos fomos comemorar o sucesso do evento no shopping. Logo recebemos informações de que algo acontecia no conhecido “Bar do Fluminense” no alto do Morro da Alvorada. Chegando no local, o que se via, além de muitos moradores e militares na rua, era uma cena de total destruição, além de ânimos exaltados.


Nossa primeira reação foi começar a registrar o que acontecia. Um militar nos impediu de gravar imagens, mas logo em seguida o Major Bouças liberou a nossa estadia no local.
Começamos a caminhar pelo espaço colhendo informações de ambas as partes; moradores e militares. Não queríamos tomar nenhum partido, apenas mostrar os fatos por quem os presenciou. Nossas informações estão baseadas no que vimos quando chegamos, pouco depois do início da confusão.

A única coisa que quero no momento é resolver essa situação.” Disse o Major Bouças.
Vimos alguns militares machucados, mas não foi autorizado o registro das imagens.
Com a autorização do Major Bouças, continuamos caminhando pelo local. Raul Santiago, que faz parte da nossa equipe, estava fazendo um vídeo mostrando que os militares estavam fechando a rua. Alguns deles não sabiam da nossa liberação e vieram querendo parar a nossa gravação. É o que vocês podem assistir nesse vídeo.




Conversamos com o Major, e ele pediu apenas para que não gerássemos conflitos. Ficamos então parados num canto pensando no próximo passo a seguir.
Testa o jato aí, acho que estava travando, testa pra ver se está funcionando já...” Palavras de um militar antes de soltar Spray de pimenta na nossa direção.
Ficamos mais um pouco pelo local, vimos alguns militares catando cápsulas de bala de borracha e guardando numa sacola. Provas sendo escondidas?? Vai saber...
Ainda não está claro o que de fato aconteceu para o início da confusão. Este é apenas o relato do que a equipe do Descolando Ideias presenciou esta noite.
Veja mais fotos no nosso perfil do Facebook: Fotos de uma noite tensa
No nosso twitter algumas informações foram postadas durante a nossa permanência no local: Twitter Descolando Ideias

6 comentários:

  1. Lamentável... Se tudo começou com uma abordagem, já começou com erro dos soldados. Por que o morador tem que ser abordado no seu momento de lazer??

    ResponderExcluir
  2. É realmente lamentável vivermos uma situação desta. Depois de tantas transformações no Complexo do Alemão custo acreditar que nós moradores do alemão ainda presenciamos atitudes de tamanha ignorância e desrespeito ao cidadão. Esqueceram totalmente o nosso direito de ir e vir, e o pior, nos fizeram lembrar os velhos, mas logo recente tempo de DITADURA!

    ResponderExcluir
  3. É realmente lamentável vivermos uma situação desta. Depois de tantas transformações no Complexo do Alemão custo acreditar que nós moradores do alemão ainda presenciamos atitudes de tamanha ignorância e desrespeito ao cidadão. Esqueceram totalmente o nosso direito de ir e vir, e o pior, nos fizeram lembrar os velhos, mas logo recente tempo de DITADURA!

    ResponderExcluir
  4. A passividade do povos das FAVELAS está acabando!!! Se forem usar a truculência,autoritarismo e arbitrariedade como armas supostamente em prol da ORDEM E DA PAZ os até então passivos se tornarão ativos e o confronto será inevitavel.
    "Só quero é ser feliz andar tranquilamente na favela onde eu nasci..." POSSO???

    ResponderExcluir
  5. O que dizer do dia de ontem? é claro que o destaque é a Ação destrambelhada do exército em nossa favela. Coisa que há tempos queríamos "focar". Estavamos cansados de mandos e desmandos. Eu mesmo como todos nós presenciamos momentos de mandos..todas as vezes com "truculência" não havia conversa, diálogo. É isso e ponto! Ou seja, manda quem pode, obedece quem tem juízo. Favela não pode ver tv? não pode fazer pagode? não pode curtir funk? assim vamos fechar as igrejas barulhentas, vamos fechar os centros espíritas. Quando a "banda do exército" for lá tocar...eles merecem uma vaia. Eu, mais que presenciei a trunculência com um dos meus melhores amigos, que estava ali para registrar os acontecimentos. Eu mesmo fiquei muito mal com aquele gás de pimenta. Mas fazendo um retrospecto de algumas horas atrás, aquela mesma rua, um pouco mais distante, cerca de 50 crianças tiveram uma tarde maravilhosa. Simples mas muito incrívellll!!! palavras de algumas. Simplesmentes nos colocamos disponíveis para aqueles anjinhos, para brincar. Coisa que em temos de hojes os pais não se colocam disponíveis. Eu recebi abraços daquelas criaturas de Deus. Nosso futuro que com certeza, vai ficar na lembrança de cada menino ou menina. Esse será nosso lema, cuidar do "hoje" para o "futuro". Que Deus nos ajude. E continuemos a noticiar tudo o que vemos e sentimos. Estou com quem quem fazer "juntos"

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente os ocupantes das comunidades são como fantoches, manipulados por pessoas de falso interesse, interesses estes que não estão em prol da sociedade, alguns que hoje estão incomodados com a tranqüilidade e a organização de uma nova sociedade onde as pessoas terão o direito de ir e vir, onde as pessoas terão direitos a uma organização SOCIAL que nunca teve, hoje o cidadão tem a oportunidade de chegar em casa com tranqüilidade a noite ou de dia, pois antes não tinham como e nem tranqüilidade para isso....
    A comunidade tem a oportunidade de ter acesso a um novo conceito de vida e vivencia!!
    E infelizmente tem muita gente incomodada com isso, gente essa que esta acostumada a viver uma vidinha, presa dentro de uma FAVELA controlada pelo trafico!!!
    Vamos gente, abram seus olhos!!
    Crescem para a Nova Vida!!
    Aproveite a oportunidade de um governo esta enxergando as comunidades de menor aquisição!!!

    ResponderExcluir